4 dicas para caminhar no verão

Caminhada esportiva 28 de Outubro de 2016

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No verão, o tempo bom e as férias são uma verdadeira fonte de motivação para aproveitar os benefícios da caminhada. Para algumas pessoas é o momento ideal para retomar uma atividade física, por isso separamos 4 dicas pra você aproveitar as suas caminhadas com o máximo prazer!

Caminhe no momento mais favorável do dia

Evite caminhadas quando o sol está muito forte, entre meio dia e 15h. É preferível treinar de manhã, no fim da tarde ou até mesmo de noite, quando as temperaturas são mais amenas.

Importante: saiba que o aumento da transpiração não fará você perder mais peso! Quando transpiramos, o corpo elimina a água para manter a temperatura interna e não queima a gordura.

Hidrate-se adequadamente mesmo que não tenha sede

No verão, durante a prática de exercícios físicos, o corpo elimina muito mais água do que o habitual, por isso você terá de se hidratar na mesma medida.

Nunca espere ter sede, pois quando isso acontecer já será tarde demais!

Antes, durante e após o esforço, beba lentamente o máximo possível. Pode beber água ou uma bebida energética após 45 minutos de esforço.

Para compensar as perdas de minerais ocasionadas pela transpiração, você pode adicionar à bebida 1 ou 2 pitadas de sal ou alternar com uma bebida rica em sais minerais.

Adapte seu treino! Comece mais devagar do que o habitual

Quando as temperaturas sobem é mais difícil realizar um esforço físico, por isso comece bem devagar durante o aquecimento para acostumar o corpo ao calor.

Se está retomando uma atividade física, Charles Aisenberg recomenda “retomar progressivamente a atividade evitando trabalhar no mesmo ritmo que possuía antes de ter abandonado a prática esportiva. Isso se aplica a qualquer pessoa, portanto, defina um objetivo tangível para não perder a motivação!”

Escute sempre seu corpo

As náuseas, as dores de cabeça ou as cãibras são sintomas aos quais você deve ficar atento, pois indicam desidratação ou até mesmo insolação. Na dúvida, abrigue-se à sombra e se hidrate, se possível próximo de uma corrente de ar fresco.

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