Como escolher seu equipamento de surf para o inverno

Surf 06 de Dezembro de 2016

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Surfar no inverno? Mas não vai passar frio?!

Não é bem assim, surfar à temperatura externa negativa e com água a 10ºC é possível! Isso só pede uma motivação e um bom equipamento escolhido com antecedência! A vantagem nestas condições é de poder surfar em pequenos grupos com ondas perfeitas. Para isso, deve-se estar minimamente preparado.

Nós abordaremos os pontos chave para um treino bem-sucedido.

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Antes do treino

Antes de tomar qualquer iniciativa pergunte a você mesmo se sua condição física permite enfrentar os elementos, seja por estar resfriado, ou com dores. Não se pode negligenciar sua condição física que poderia se agravar após seu treino, por mais agradável que ele seja.

Você está em forma? OK! Surfar no inverno está, acima de tudo, na cabeça. Sua mente vai fazer a diferença nas percepções, até um ponto em que nunca “fica muito frio”, basta estar preparado para o frescor revigorante da água, pois seu equipamento fará o resto.

Vista as condições você já pode começar a se vestir.

Duas alternativas:

  1. Trocar-se no seu carro com o aquecimento.
  2. Você vai precisar de um tapete. O frio rapidamente o entorpece e o chão pode ficar muito gelado. Seu poncho o protegerá do frio enquanto você veste a roupa de neoprene (e manterá sua privacidade).

Importante: a tecnologia das roupas modernas, agora, permite que os surfistas fiquem à vontade na água para surfar durante o inverno.

Escolha uma roupa bem grossa, conforme as temperaturas da água onde você surfa. Os 3 números indicam a espessura do neoprene no peito e nas costas, nas pernas, e nos braços. Os 2 números indicam a espessura do peito, depois a dos braços.

Se, mesmo assim, você sentir frio, acrescente um top de neoprene 0,5mm ou um de lã em contato direto com sua pele.

Proteja suas extremidades, conforme as condições do tempo, usando as luvas, gorro de neoprene (o gorro será muito útil em caso de brisa fresca, ou se você tiver que “furar as ondas” para atingir o pico).

Dica : caso você surfe com frequência é bom usar tampões de ouvido para evitar qualquer risco para seu ouvido.

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Mesmo no inverno você deve usar protetor solar. Se o tempo está ameno, sua pele não estando mais habituada aos raios solares, não hesite em aplicar no seu rosto.

Para terminar, use parafina para conseguir uma aderência ótima no seu surfe.

É claro que antes de sair de casa, você fez uma relação de seu equipamento, sobretudo, para não esquecer:

  •  Poncho
  •  Roupa de neoprene
  •  Luvas 
  •  Gorro
  •  Top neoprene ou top solar
  •  Tampões de ouvido
  •  Protetor solar (sim !)
  •  Parafina (conforme a temperatura da água)

Durante seu treino

Aqueça antes de entrar na água, além de aquecer os músculos, o neoprene é um ótimo isolante térmico que o aquecerá.

Uma vez na água, você vai sentir um frio intenso. Nos primeiros mergulhos de cabeça, você poderá sentir uma sensação estranha , não tenha medo, pois é seu corpo que está se adaptando à temperatura da água. Depois de uns dez minutos, você se adaptará.

Se esta sensação persistir, fique perto da beirada e não hesite em voltar para a praia caso não se sinta bem. Seu corpo só precisará de alguns minutos a mais para se adaptar.

Por isso é altamente recomendável surfar em grupo – para estarem atentos (isso também se aplica na prática do surfe no verão).

Recomendação : Sinta seu corpo durante o treino e não o force acima de seus limites, mesmo que o treino só tenha durado 45 minutos já é o bastante.

Cuidado com anoitecer. Pois, quando surfamos no inverno, ele pode chegar mais rápido e cedo do que imaginamos.

Depois do treino

Durante o inverno, tente se proteger ao máximo do vento para evitar um golpe de ar. Para ser eficaz, prepare com antecedência suas roupas de reposição (camiseta do lado certo, calça no lugar certo…).

Dica: Leve uma garrafa com água quente antes de surfar, pois ela será útil para aquecer suas mãos e seus pés (que podem estar dormentes)!

Não hesite em se cobrir bem o mais rápido possível (jaqueta de lã, jaqueta à prova de vento, meias grossas…)
Seque bem seus cabelos e ponha um gorro ou um capuz para limitar as perdas de calor pela cabeça.

Por fim, a garrafa térmica com café, chá ou chocolate quente (para compartilhar)! Isso vai aquecê-lo e você poderá encerrar seu treino com seus amigos em um ambiente amigável!

Boa prática!

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