CAMINHADA ESPORTIVA E CORRIDA: QUAIS AS DIFERENÇAS?

CAMINHADA ESPORTIVA E CORRIDA: QUAIS AS DIFERENÇAS?

Você escolheu a prática do esporte ao ar livre para se sentir melhor, perder peso e descontrair. Seja qual for o seu objetivo, a caminhada e a corrida são dois esportes de resistência muito recomendados para cuidar de si.

Para muitos praticantes, ambos os esportes não possuem grandes distinções além da velocidade, mas acredite, é tudo muito mais diferente do que você imagina, a começar pelo movimento do corpo, a forma como os pés trabalham e também o tipo de calçado.

Vaja abaixo as diferenças entre a caminhada e a corrida.

UM PASSO NA CAMINHADA, UMA PASSADA NA CORRIDA

Na caminhada, o movimento do pé é chamado de passo, enquanto que os praticantes de corrida falam geralmente em passada. Estes dois movimentos se dão entre o momento em que se põe o pé no chão pela primeira vez até ao momento em que se volta a pôr o pé no chão pela 2ª vez.

Na caminhada, o contato com o chão é permanente, enquanto que o praticante de corrida se desloca com saltos. Enquanto o praticante de corrida ganha impulso no ar para avançar, o praticante da caminhada põe o calcanhar no chão. A partir desse momento, o pé se movimenta completamente até impulsionar através dos dedos do pé, enquanto que o outro pé volta a tocar o chão com o calcanhar.

É isso que, na caminhada, chamamos de fase de apoio duplo, como é possível ver abaixo:

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Veja nossas dicas para caminhar corretamente

Com este apoio duplo você mantém a estabilidade na caminhada e limita os riscos de entorses.

OS PÉS TÊM NECESSIDADES DIFERENTES NA CAMINHADA?

Sim! Como os pés ficam em contato constante com o chão durante a caminhada, o esforço exercido sobre as suas articulações são muito menores do que na corrida.

As articulações do quadril, dos joelhos e dos tornozelos são menos expostas ao esforço por terem menor impacto com o solo. É por isso que o tipo de amortecimento que você vai encontrar num calçado próprio para a caminhada, é menos significativo do que o amortecimento de um calçado de corrida.
Por outro lado os tênis de caminhada devem ter uma flexibilidade superior aos tênis de corrida para garantir maior leveza no movimento.

É muito comum vermos pessoas que utilizam tênis de corrida para caminhar, mas se observarmos a parte central da sola, nota-se que não há um grande contato com o solo, pois como demonstrado no exemplo acima, o maior impacto acontece no calcanhar e depois na ponta, no momento do impulso. No ato de caminhar todo o pé entra em contato com o solo, desde o calcanhar, passando pelo centro até o momento de impulsão que ocorre na ponta dos pés.

Além disso, os tênis de corrida possuem muito mais amortecimento para não trazer o impacto para as articulações. Na caminhada, esse amortecimento gera um balanço maior nos passos e torna a caminhada menos estável.

COMO ESCOLHER ENTRE A CAMINHADA E A CORRIDA?

Tudo depende da sua vontade, mas se sentir alguma fragilidade nas articulações ou não praticar esporte há algum tempo, dê preferência à caminhada. Tal como a corrida, é um esporte de resistência, ideal para fortalecer o seu coração e desenvolver as suas capacidades respiratórias, permitindo perder peso de forma duradoura.

Agora você já sabe as diferenças entre os dois esportes, mas ainda tem dúvidas de qual escolher?

Veja abaixo mais algumas dicas que podem te ajudar:

Dicas de Caminhada
Dicas de Corrida

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