Como voltar aos treinos com uma dieta equilibrada?

Cross training 30 de Setembro de 2016

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A volta ao ritmo normal de trabalho ou estudo? É um bom momento para voltar ao esporte. Mas, como começar uma atividade física sem causar fadiga ou lesão e evitar ficar desanimado? Objetivo: adotar uma dieta saudável para ser bem-sucedido na voltar aos treinos.

Adotar uma dieta equilibrada

Uma dieta equilibrada não pode ser construída com somente uma refeição ou em um dia, mas sim em vários dias ou mesmo semanas. Assim, não existem alimentos proibidos ou milagrosos .

Comer bem é adotar uma dieta equilibrada e variada, isto é, comer de tudo, mas em quantidades apropriadas, que seria próximas a estas para um adulto:

  • 5 frutas e legumes / dia
  • 3 produtos lácteos / dia
  • Féculas em cada refeição
  • 1-2 ingestão de carne, peixe ou ovos / dia
  • Limitar as gorduras
  • Limitar alimentos açucarados
  • Limitar o sal
  • A água pode ser consumida à vontade durante e entre as refeições.

Adotar uma boa hidratação

A água é uma necessidade vital para a nossa saúde. A hidratação é essencial quando se pratica uma atividade física. Você deve beber antes, durante e após o exercício. É importante não esperar até que você esteja sedento para beber, a sede é uma sensação tardia. Quando é sentida, o corpo já está desidratado.

Hidratação deficiente pode levar ao desconforto, cólicas, dores de estômago, entre outros sintomas e uma boa hidratação vai garantir uma boa recuperação.

Continue a ouvir o seu corpo

Volte gradualmente para evitar lesões e, especialmente, para não desanimar. O objetivo é a consistência, que é o que vai tornar seus esforços eficazes e ajudar você a fazer um bom progresso.

O seu esforço deve ajudar seu corpo a reajustar-se à atividade, ela deve ser praticada de modo calmo e sem stress.

Quando você experimenta uma queda no desempenho, isso não significa necessariamente que você não treinou, mas que você fez muito. A fadiga é um bom indicador de saturação e exagero que pode levar a um risco de lesões.

Procure um profissional

Também recomendamos que você procure um nutricionista para te ajudar a regular sua alimentação de forma equilibrada  e um profissional de educação física para montar treinos específicos para você.

O acompanhamento profissional é imprescindível, ainda mais quando você passou um grande período afastado dos treinos e da alimentação saudável.

Última dica para voltar ao esporte: Não se esqueça de se recuperar, você quer evitar a fadiga e dor muscular e, especialmente, se você quiser começar a treinar ou voltar à forma o mais rápido possível.

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